“Deixa-te levar pela criança que fostes.” José Saramago

Achei a primeira seta amarela em Santarém! Felicidade: início do caminho à Compostela. O plano era não forçar muito o corpo no primeiro dia e pousar na próxima cidadezinha (eles chamam de aldeia). Alívio ler a placa de boas vindas em Vale de Figueira! Comemorei sozinha.

Mas aqui começou o desafio, nem lá nem na próxima cidadezinha tinha um só lugar para hospedagem. Alegria demais nunca dura muito. Dia de sol, o jeito foi continuar caminhando pelos campos até a próxima aldeia.

Tive sorte de encontrar um peregrino em Vale de Figueira. Em quilômetros de estradinhas e trilhas eu não cruzava com viva alma.

Sempre procure as setas amarelas que levam à Compostela feito um jogo de video game pra passar etapas. Confie nas setas!

As duas últimas horas foram bem difíceis, peregrinei um total de seis horas com umas quatro paradas meio rápidas. Cheguei no meu limite e a hospedagem foi no primeiro lugar que encontrei em Azinhaga, cidade onde nasceu e viveu, não sei por quanto tempo, José Saramago. Essa é a casa onde ele naseu. Emocionate entrar nela. Meu companheiro de vinte e poucos anos seguiu em frente.

Doem pernas, fêmur, cochas, uma alergia estranha nas pernas e bolhas. Exaustão profunda.

O interior de Portugal é quase deserto. Há muitos velhinhos em aldeias como esta, campos quase vazios de gente porque o trabalho é feito por máquinas. O caminho é todo florido, nas aldeias e estradas.

À noite, só dois bares abertos e mais nada. Saio hoje de tarde para poder me recuperar. O objetivo é chegar até Golegã, só 7,5 km. Esta é Azinhaga. É daqui que eu parto.

Cheia de flores e passarinhos. Dá vontade de ficar mais um bucadinho!

Hora da historinha. Eu chamei a senhora da pousada para avisar que eu estava saindo e pedi para encher minhas garrafas d’água e ela diz: “A senhora não quer um iogurte antes da viagem? Eu aceitei e logo em seguida ela fala: “Eu vou servir uma sopinha para a senhora, assim vai com o estômago forradinho.

4 comentários sobre ““Deixa-te levar pela criança que fostes.” José Saramago

    1. Oi Ercília! Já caminhei uns 70km. Tirei im dia de descanso e agora nao viajo sozinha. Já dá pra recuperar. Hoje foi todo mundo pra farmácia comprar medicamento e eaparadrapos especiais! Mas é o normal. Conheci um grupo de viajantes legal e por hora estamos juntos. Amanhã seguimos para pontos diferentes e seremos eu e um italiana

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s