A Viagem Começa Antes da Viagem

Primeiro você sonha com o lugar, pensa na data, procura a passagem mais barata com menos horas de voo, até que aperta o botão “FINALIZAR COMPRA” no site da companhia aérea. Isso leva meses no meu caso. Agora já não é mais sonho e a viagem começa com traçados, google maps, lugares e distâncias, a hospedagem. Serão setenta e cinco dias começando por Portugal, depois norte da Espanha, Sul da França, Alemanha, Inglaterra ou Irlanda.
O ponto de chegada e partida é Lisboa. Serão trinta dias caminhando, seguindo as marcas amarelas que vão me guiar até a Espanha. O equipamento, as roupas que pesam pouquíssimo e secam rápido, calçado e meias especiais, vão proporcionar um certo conforto. Como mochila não tem rodinhas, o desafio é deixá-la o mais leve possível, dez por cento do meu peso incluindo a garrafa d’água.
Caminhar é preciso? Talvez seja. De qualquer forma o plano da primeira parte da viagem é ir de Lisboa a Santiago de Compostela com calma, de albergue em albergue, de pessoa em pessoa, lugar em lugar, por mais impreciso que seja.Santiago-primeira-foto2
Alguns encontros planejados em Portugal. Primeiro o muito querido Julio, em Lisboa ,para um café. A última vez que o vi foi há três anos em Liverpool. Ainda em Lisboa visito uma senhora “portuguesa com certeza” que nunca vi na vida. Essa é a Dona Maria Augusta. Ela foi au pair, cuidou das crianças em uma casa na Inglaterra há uns 60 anos atrás. Criou o Laurence, um gentleman inglês daqueles, sessenta e poucos anos agora, formado na Universidade de Oxford, que atualmente vive em Lucca, Itália, e dá aulas de economia na universidade de Beirute. O Laurence nos hospedou em 2017 em Lucca, e no ano seguinte ele foi meu hóspede em Ilhabela. Depois, em Viana do Castelo encontro Edu, grande amigo e companheiro de pedaladas e papos em Ilhabela. Mudou-se para Portugal há uns três anos e está a falar um português meio diferente do meu. Por fim, talvez conheça em Coimbra os parentes da Marguinha.
Quem mais vai cruzar o meu caminho até Santiago? Qual será o tamanho das pedras no meu caminho? Ainda desconheço as razões que me levam para essa viagem.

999863

9 comentários sobre “A Viagem Começa Antes da Viagem

  1. Demais amiga, amei.. essa é grande Elo. Vai rodar e mostrar para todos nós.. conhecimento, encontros, descobertas, aventuras… estamos aqui curtindo…

    Curtir

  2. Elo, fico contente que vc tenha proporcionado o prazer de acompanhar sua viagem.
    Você pergunta e responde o que explica essa viagem. Fernando Pessoa! Quer melhor companhia?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário